Chegou a 8ª Edição da
Revista Colaboração
Mais um ano desafiador para a Educação brasileira está chegando ao fim. A pandemia e as dificuldades em dar andamento e concretizar projetos e políticas educacionais marcaram o ano de 2021 nas escolas, secretarias e diretorias de Educação de todo o país.
Para reforçar a importância da colaboração na superação desses desafios, chega a oitava edição da Revista Colaboração. A publicação, elaborada com a contribuição de pesquisadores, educadores e especialistas da Educação, traz reflexões importantes sobre o ano de 2021, além de apontar perspectivas e caminhos importantes para os próximos anos.
Está em Pauta na Educação
por Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal
Na oitava edição da Revista Colaboração, convidamos a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal para falar sobre evidências e dados educacionais e sanitários que apontam a importância de manter as escolas abertas.
A ciência já indica que as perdas sofridas pelas crianças e adolescentes com as escolas fechadas são muito maiores do que os possíveis riscos do retorno feito com os devidos protocolos de segurança. Pensando nesse cenário, a Fundação se uniu com outras organizações para lançar o movimento #TáNaHoraDaEscola, uma iniciativa que fornece informações confiáveis e relevantes sobre a reabertura segura das escolas brasileiras no contexto da pandemia de Covid-19.
Experiências em Regime de Colaboração
por Luciano Veiga e Rita Maria de Souza
O relato de experiência em Regime de Colaboração da oitava edição da Revista Colaboração é da Câmara Técnica de Educação do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Litoral Sul, na Bahia. A iniciativa vem desenvolvendo ações colaborativas há três anos, impactando positivamente os dados educacionais do território.
Entre as ações de destaque da Câmara Técnica está a construção do Planejamento Estratégico da Educação do território, documento que busca promover inclusão social com equidade, valorização profissional, correção da distorção idade-série, educação em tempo integral e fortalecimento dos conselhos e fóruns educacionais.
Entrevista
com João Marcelo Borges
Para analisar o cenário Legislativo em 2021 e indicar caminhos e prioridades para o próximo ano, a Revista Colaboração conversou com o pesquisador do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais, da Fundação Getúlio Vargas, e Diretor de Projetos Especiais do Impact Hub Brasília, João Marcelo Borges, que trouxe suas percepções a respeito da atuação legislativa, apontando os principais marcos e brechas do ano.
Espaço da Rede
por Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação
Em 2021, a Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação mobilizou dirigentes municipais de Educação, membros de equipes técnicas e articuladores regionais em diversos processos formativos, com o objetivo de fortalecer ainda mais as iniciativas de colaboração espalhadas pelo país. Além dos cursos e oficinas, a Rede também disponibilizou materiais de aprendizagem de forma gratuita e virtual, promovendo reflexões importantes para o trabalho coletivo nos territórios.
Espaço aberto
por Juliana da Silva Dias
Na coluna Espaço Aberto da oitava edição da Revista Colaboração, o tema discutido é o uso de inteligência de dados e de análises de evidências no cenário educacional. Quem apresenta o tema é a pesquisadora Juliana da Silva Dias, que comenta sobre o quanto a organização e estruturação de dados pode contribuir na tomada de decisões mais assertivas, que resultam na melhoria da qualidade do sistema educacional brasileiro.
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